Qual a lâmpada UVB correta para meu réptil?

Quando se toma a decisão de ter um réptil surgem muitas dúvidas a respeito dos acessórios corretos para oferecer o melhor para seu pet. A dúvida mais comum é sobre lâmpadas UVB que por terem muitas variações, torna a escolha ainda mais difícil.
Mas essa escolha não é nenhum bicho de sete cabeças e hoje vamos ajudar você a entender melhor essas lâmpadas e saber qual delas é a ideal para seu réptil.

A primeira coisa que devemos saber é que nem todos os répteis precisam de lâmpada UVB. Répteis de hábito noturno e/ou fossoriais ou até mesmo semi fossarias normalmente não precisam desse tipo de radiação. São eles: leopard gecko, crested gecko, serpentes e alguns anfíbios. Já os répteis diurnos, e principalmente répteis de região desértica, precisam de uma boa fonte de UVB com emissão proporcional ao ambienta natural, para que o cálcio seja sintetizado no organismo do animal garantindo um crescimento saudável. Em cada região os níveis de emissão de UVB são diferentes e essas regiões são classificador em zonas 1, 2, 3 e 4, sendo a zona 1 o menor nível de emissão, como floresta fechada com muita sombra, e zona 4 o maior nível de emissão, que são as áreas desérticas com sol direto durante todo o dia. Veja nas imagens a baixo quais animais vivem em cada uma das quatro zonas de radiação UVB.


As lâmpadas são classificadas pela porcentagem de UVB que elas emitem. Lâmpada UVB 10.0 emite 10% de UVB abrangendo uma maior área, e é recomendada para animais de clima desértico como pogona, sulcata,
uromastyx, e outros. Já as lâmpada 5.0 emitem 5% de UVB e são recomendadas para animais de clima tropical como iguanas, tigre d’água, jabuti e outros. Essa porcentagem também pode ser controlada pela distância que a lâmpada fica em relação ao bicho, quanto mais longe menor a porcentagem de UVB recebida.
Na imagem a baixo é possível identificar a distancia ideal da lampada de acordo com a cor da região de cada réptil. Sendo a cor vermelha para animais de clima desértico, amarela para clima semi-árido e verde para tropical. Como visto nas imagens a cima.

Como mostrado na imagem lâmpada UVB 10.0 13w deve ficar no máximo 15cm de distância de répteis desértico e 25cm de distância de répteis tropicais, portanto é importante saber como é seu terrário, a altura e qual a distância da lâmpada para o réptil. Em caso de terrário onde a lâmpada fique muito distante do réptil é preciso usar uma lâmpada com mais Watts como mostra na imagem. Quanto mais potente a lâmpada maior a área que atinge o UVB.

Quanto tempo dura a lampada UVB para répteis

Normalmente lâmpadas UVB duram de 8 a 15 meses dependendo da marca e de quantas horas que são usadas por dia. O ideal é deixar apenas 6 horas por dia e dar banho de sol alguns dias na semana. Sempre antes das 9h da manhã e após as 16h. Para testar a lampada e saber se ela ainda esta emitindo UVB você pode usar um cartão que altera a cor de acordo com os níveis de emissão, esse cartão você pode comprar clicando AQUI

Para comprar lampada UVB para iguana, jabuti, pogona, tigre d’gua, teiu e outros répteis CLIQUE AQUI e conheça as melhores lampadas do mercado para seu réptil

Leave A Comment