Por Que Minha Iguana Muda De Cor?

Uma das perguntas mais comum que recebemos de donos de iguana é em relação a coloração. As pessoas se perguntam qual é a cor “normal” que a iguana deveria ter. As vezes as cores das iguanas mudam repentinamente mas sem causa aparente, o que causa dúvidas em seus proprietários.

Embora as iguanas nasçam verdes, a coloração tende a mudar drasticamente mesmo em animais saudáveis, mudando o verde intenso para cinza e marrom. Mas não se preocupe, isso é absolutamente normal e esperado. Mesmo iguanas que são azuis e amarelas quando filhotes tendem a perder a coloração e se aproximar do cinza quando crescem. A quem diga que iguanas podem mudar de cor como algumas espécies de camaleões, mas isso não é verdade. Iguanas mudam de cor em situações específicas e algumas dessas situações tem a ver com estresse, período de reprodução ou simplesmente para absorver mais raios solares.

A causa mais comum de mudança de coloração é quando o animal é colocado para tomar sol. A maioria das iguanas imediatamente perdem o verde intenso adquirindo uma coloração mais escura ou grandes listras nas costas que nunca ficaram aparente dentro do terrário. A causa dessa mudança é porque colorações mais escura como cinza, preto e marrom absorvem mais raios solares enquanto cores claras como branco, refletem a luz. É como usar uma camiseta preta em dias de calor. Quando a iguana precisa de mais calor e mais raios uv ela pode ficar mais escura, quando o calor fica muito intenso o verde tende a ser predominante. Isso ajuda a termorregulação quando expostas ao sol.

Quando uma iguana é criada em um terrário do lado de dentro de casa e está muito frio, sua pele tende a ficar mais escura, como foi dito acima, isso é um mecanismo para absorver mais calor. Conforme a temperatura aumentar a coloração escura muda novamente para verde. O tipo de iluminação usada no terrário reflete diretamente na coloração do animal podendo realçar o verde ou mudar completamente para tons mais escuros. Lâmpadas de vapor de mercúrio são muito conhecidas no hobby por ajudar a manter a coloração verde por conter níveis ideais de calor e radiação uv.

O estresse é uma causa comum para a mudança de coloração e cada animal responde com diferentes variações de cores. Mudanças de ambiente, terrário impróprio, alimentação desbalanceado e outros erros de manejo podem tornar sua iguana verde em cinza ou resultar em manchas escuras na cabeça, pescoço e rabo. Essa mudança por estresse já foi constada por muitos criadores e pode variar de animal para animal. Uma vez que o estresse tenha passado a cor retorna gradualmente.

Outro motivo comum dessa repentina mudança de cor é o período de reprodução, que pode mudar a coloração da cabeça, patas e rabo, principalmente em machos. Nesse período a coloração tende a ficar mais intensa.

Algumas doenças podem ter como sintoma a mudança de coloração, por isso é ideal sempre observar a sua iguana e ficar atento a diferentes comportamento que possam indicar uma doença e necessitar uma consulta com um médico veterinário.

Vale lembrar que a coloração de um iguana adulto varia de acordo com a região de origem. Iguanas do México tendem a adquiria uma coloração alaranjada com tons de marrom. Iguanas da América Central quando adultas são verdes e possuem manchas azuis e cinzas na cabeça e tons de marrom na barriga, enquanto iguanas da América do Sul são cinzas ou verdes com grandes listras pretas e marrom nas costas.

Agora, quando sua iguana der uma de camaleão você já saber o que pode ser!

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR LAMPADAS UVB E SUPLEMENTOS PARA SUA IGUANA.

TAGS :

Leave A Comment