O aquecimento ideal para seu réptil

Se você está pensando em ter um réptil como animal de estimação então a essa altura você já deve saber que eles são animais de sangue frio e não conseguem se manter aquecidos sem uma fonte de calor.
Como a muitas opções de aquecimento em nossa loja, muitas vezes acaba gerando certa confusão em nossos clientes que ainda não tem muita experiência com pets não convencionais como serpentes e lagartos, por isso vamos falar um poucos sobre todas as fontes de aquecimento e para que tipo de réptil elas são indicadas.

Placa Aquecida, Tapete Térmico e pedra aquecida

Um dos itens mais conhecidos como fonte de aquecimento é a Placa Aquecida e a Pedra Aquecida. Esse item é nada mais que uma placa térmica ou uma resistência revestida de resina em formato de pedra, que mantem uma temperatura constante entre 28 e 35 graus gerando aquecimento para os répteis. Embora seja o mais comum, esse tipo de aquecimento é essencial apenas para répteis que necessitam de calor no abdômen para digestão de alimento como geckos e serpentes. Para répteis terrículas como teiu e pogona a placa pode ser utilizada como fonte secundaria auxiliando a fonte principal de calor. Vale Ressaltar que répteis arborícolas não usam placa aquecida.
Pode ser usado com dimmer para melhor ajuste da temperatura

Lâmpada de cerâmica

As lâmpadas de cerâmica são muito usadas para aquecimento não só de répteis como também de aves e mamíferos. São basicamente bulbos de cerâmica com resistência interna que geram uma forte e constante fonte de calor, aquecendo principalmente grandes ambientes. Além de aquecer bem, a lâmpada de cerâmica não altera a umidade do terrário sendo indicada para animais que precisam de umidade mais alta como iguanas, jabutis, camaleões e anfíbios.
Como não emitem iluminação a lâmpada de cerâmica é uma fonte de calor ideal para 24H, inclusive para a noite, aquecendo todo o terrário do réptil sem emitir luz e atrapalhar o foto-período do animal.
Pode ser usado com dimmer para melhor ajuste da temperatura.

Lâmpada UVA focal/Basking Spot

Lâmpada de aquecimento focal ou Basking Spot são lâmpadas de vidro com emissão de luz, projetadas para direcionar o calor para um ponto específico do terrário criando um ponto quente conhecido como Basking Spot. Esse ponto como o próprio nome já diz, é o ponto mais quente do terrário podendo chegar a 39° e é onde os répteis vão durante o dia para se aquecer como se tivessem tomando banho de sol. Esse tipo de lâmpada além de aquecer, proporciona bem-estar ao animal, fazendo com que se mantenham ativos, se alimentando e se reproduzindo. Além disso o UVA possui espectros de cores que ajudam os répteis a enxergarem bem.
Esse tipo de lâmpada são fonte primeira de aquecimento para répteis como iguana, pogona, jabuti, teiú, tigre d’água e pode ser usada como fonte secundária mesmo para para répteis noturno ou fossoriais como serpentes e geckos, auxiliando a placa aquecida durante o dia principalmente no inverno.
Pode ser usado com dimmer para melhor ajuste da temperatura e luminosidade.

Lampada Infrared

As infrared são lâmpadas de vidro com emissão de luz vermelha. São lâmpadas de calor que podem ser usadas tanto de dia como de noite possibilitando a visualização do animal sem atrapalhar o foto-período já que os répteis não enxergam o espectro vermelho.
São excelentes para terrários grandes e podem ser usadas tanto como fonte primária como fonte secundária auxiliando a placa e Pedra aquecida.
Ideal para todos os tipos de répeteis, como pogona, serpentes, gecko, teiu, jabuti e outros.
Pode ser usado com dimmer para melhor ajuste da temperatura e luminosidade.

Cabo aquecido

O cabo aquecido é basicamente um fio com resistências que pode ser comprados por metro possibilitando diversos tipos de uso. Para répteis pode ser usado em hacks passando por baixo de caixas plásticas ou terrários, aquecendo vários recintos com uma única fonte, além de poder ser enrolado em galhos para aquecer répteis arborícolas e também para aquecer recintos de anfíbios.
Pode ser usado com dimmer para melhor ajuste da temperatura.

FlexWhat

FlexWhats são fitas de aquecimento vendia por metro que podem ser usado para aquecimento de hacks com grande número de animais e também pode ser usada para confecção de grande placas aquecidas para animais grandes como phytons, jiboias e lagartos como teiú e varanus.
Pode ser usado com dimmer para melhor ajuste da temperatura.

Lâmpada Azul Luar

As lampadas azuis são lâmpadas com emissão de luz azul que podem ser usadas como fonte de calor para 24H pois a luz azul também não é visível para répteis. Emite calor moderado o que a torna ideal para animais de clima tropical e terrário com alta umidade.
Indicada como fonte de calor secundária para todas as especies de répteis, principalmente para gecko e serpentes no inverno quando a placa aquecida pode não ser suficiente.
Pode ser usado com dimmer para melhor ajuste da temperatura.

Essas são as principais fontes de calor usadas para répteis. É importante ressaltar que todo item de aquecimento deve contar com termômetro para acompanhar a temperatura e se possível um termostato para automatizar o sistema de aquecimento reduzindo os riscos de acidentes.

Todo item de aquecimento mal monitorado oferece grande risco de acidentes.

Para comprar o aquecedor ideal para seu réptil clica AQUI

Leave A Comment